O Conhecimento

O conhecimento é inútil a menos que você o compartilhe.

terça-feira, 17 de julho de 2012

DDA no SAP

Olha nós ai novamente....graças a deus......
Vamos para a implementação do  DDA - Débito Direto Autorizado...pra quem não sabe o que é segue o link....DDA - FEBRABAN Sistema de cobrança que ainda não pegou por causa da cultura do papel, mas com certeza é o futuro mais próximo, curto e economico do processo de cobrança no Brasil.

Chega de papo e vamos a implementação......

Primeiro vamos a aplicação de notas SAP, segue a lista mas a lista varia de ambiente para ambiente dependendo do support package...vai a lista......
0001579415/0001627377/0001630442/0001644550/0001652414/0001653351/0001659236/0001666697/0001702609/0001717247

Depois dos ajustes conforme as notas, vem algumas alterações para para atender o cliente.

Para o padrão cnab240 (digamos que é um padrão QUE NÃO É PADRÃO).....cada banco usa como melhor lhe convem, então para o banco itau ao receber o arquivo que foi processado os pagamentos via DDA fizemos uma intervençaõ para incluir agencia e conta, porque essas informações não vem no retorno do arquivo.





Na t-code FF.5, no include J_1BBR20, form format_itau_pagar, fizemos um  ENHANCEMENT para incluir conta e agencia.....segue imagem.....


O codigo inclui agencia e conta no header de file e hedaer de lote.

Otimo ja conseguimos importar o arquivo que vem do banco mas erros de referencia de documentos podem acontecer, pois a referencia do fornecedor pode ser diferente da referencia que o pessoal da tesouraria do cliente cadastra, dai na hora da importação do arquivo é gerado um log para o acerto das devidas referencias sem "documentos" no FI do SAP.

Para isso temos que alterar o relatorio RFFOBR_DDA, que cuida do log do DDA.

tai a cara do relatorio e o resultado que gera.....





Na linha de comando do ALV existem dois botões um de Del e outro de processamento, vamos atuar neste de reprocessamento. Porque é por ele que é feito a recompensação do pagamento, ou seja, depois do acerto feito no SAP o usuario pode entrar por esse relatório e reprocessar o erro sem a necessidade reimportar o arquivo todo novamente pela FF.5.
 
 
 

Segue a declaração de variaveis globais para o funcionamento da janela de escolha do documento:




No momento do clique no botão PROCESS, fizemos um ENHANCEMENT, no prog RFFOBR_DDA,
INCLUDE RFFOBR_DDA_O00, FORM user_command do ALV.

O grande resultado produzido neste form, é que quando o usuario clica em processar documento (ou reprocessar) o form busca as partidas em aberto cujo o erro é por falta de paridade no SAP, dai ele mostra um ALV para o usuario escolher o documento certo.


Depois de escolher o documento o erro é reprocessado mudando seu status e fazendo a devida baixa no FI do SAP, ou seja faz o reprocessamento do erro mudando a sua referencia de errada para a correta.




Bom, taí....DDA funcionando e com melhorias.......abs.


Para quem quiser o font por favor envie um email para ricardomourabraga@gmail.com, obrigado......



 
 
Blogger Templates